Blog: Dicas para cuidar do papel de parede

O papel de parede está novamente em alta no mercado de decoração e se destaca, continuadamente, como uma das soluções mais práticas e eficientes do segmento. Com uma ampla variedade de estilos, estampas e texturas disponíveis, o papel de parede possibilita uma verdadeira transformação dos espaços, sem exigir uma grande ou mudança reforma para isso. 

Mas o que muitas pessoas têm a curiosidade de saber é "quanto tempo dura em média o papel de parede?". Essa é uma dúvida comum tanto para aqueles que já possuem o material em casa quanto para aqueles que estão considerando adquiri-lo. De antemão, podemos garantir que a vida útil do papel de parede pode variar de acordo com vários fatores. Por esse motivo, é essencial se atentar aos cuidados necessários antes, durante e depois da instalação. 

Em geral, os papéis de parede costumam durar de 5 a 10 anos, mas nossas dicas de boas práticas podem te ajudar a preservar o material por muito mais tempo. Confira abaixo!

Invista em papéis de parede de qualidade 

Como absolutamente tudo na vida, a qualidade do papel de parede é sempre um fator determinante para avaliar sua durabilidade. Opte por marcas confiáveis e materiais duráveis, levando sempre em consideração o ambiente em que ele será instalado. Vale ressaltar que a alta qualidade nem sempre está associada aos maiores preços, e que a escolha deve estar alinhada ao valor disponível para investimento. 

Prepare adequadamente a superfície 

Antes de aplicar o papel de parede, certifique-se de que a parede esteja limpa, seca e lisa. É essencial remover eventuais resíduos, imperfeições, tinta descascada e vestígios de mofo ou bolor para garantir uma instalação correta e eficiente. Isso significa que a durabilidade do papel de parede começa na preparação adequada da superfície, uma boa prática que deve ser adotada antes mesmo da aplicação.

Contrate um profissional para a instalação

Para evitar frustrações e avarias, é sempre recomendável a contratação de um profissional para a aplicação do papel de parede. Além da técnica desses profissionais, há ferramentas adequadas que ajudam a garantir uma instalação perfeita, evitando problemas como bolhas, descolamento ou rasgos prematuros.

Evite exposição direta à luz solar intensa

A exposição prolongada à luz solar pode desbotar as cores do papel de parede ao longo do tempo, diminuindo assim sua vida útil. Por isso, ressaltamos mais uma vez a importância de escolher, adequadamente, o local da aplicação. Se houver incidência de luz no ambiente, recomendamos a instalação de cortinas ou persianas para reduzir o impacto dos raios solares. 
 

Evite umidade excessiva 

Ainda que papéis de parede vinílicos apresentem maior resistência à regiões mais úmidas, outros tipos de papéis podem sofrer muito com a umidade excessiva - o que pode resultar na perda do efeito de colagem e, consequentemente, no descolamento do material. Sendo assim, existem papéis de parede mais adequados a cozinhas e banheiros, por exemplo. Em todos os casos, mantenha os cômodos bem ventilados para evitar um acúmulo de umidade. 

Realize a limpeza adequada 

Na hora de limpar o papel de parede, utilize métodos mais suaves, como um pano macio ou esponja úmida. Assim, você consegue remover sujeiras ou manchas superficiais. Evite o uso de produtos químicos abrasivos, que podem danificar o material. De preferência, consulte profissionais qualificados para orientá-lo da melhor maneira de realizar a limpeza.


 

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

Tapeçaria ABC Ltda - CNPJ: 44.052.850/0001-09 © Todos os direitos reservados. 2024